Entenda por que o país ainda chama a atenção de empresários e investidores

Andorra, um pequeno país situado entre a França e a Espanha, sempre atraiu atenção de empresários e investidores por sua economia peculiar e suas políticas fiscais. Conhecido como um destino turístico, também se destaca por ser um centro de comércio com produtos a preços mais baixos que seus vizinhos, o que leva as pessoas a compará-lo com o Paraguai, no quesito fiscal europeu.

Localização de Andorra

Sendo assim, este artigo tem o objetivo de explorar essa comparação entre Andorra e o Paraguai, que, por sua vez, é conhecido por ser um polo de produtos a preços reduzidos na América do Sul, graças às suas vantagens fiscais. Também vamos examinar a economia de Andorra, suas políticas comerciais e a possibilidade de ser considerada uma jurisdição offshore.

Panorama da economia de Andorra

Andorra tem uma das menores economias da Europa, mas não menos dinâmica. O país tem uma localização estratégica, estando entre a França e a Espanha, e tendo o turismo como um dos principais pilares, especialmente no inverno, com estações de esqui mundialmente famosas.

Além disso, o setor de serviços, principalmente o comércio, desempenha um papel fundamental, e é através dele que surgem as comparações com o Paraguai. O país é um atrativo para consumidores em busca de produtos como eletrônicos, tabaco e bebidas alcoólicas a preços competitivos, devido à sua baixa carga tributária.

A economia de Andorra começou a se diversificar nas últimas décadas, em especial no setor financeiro, atraindo investimentos estrangeiros. Historicamente, a falta de impostos diretos (como o Imposto de Renda para Pessoa Física e Jurídica) contribuiu para a sua reputação de jurisdição offshore, no entanto, o país tem implementado, desde 2015, reformas fiscais para se alinhar às exigências internacionais de transparência.

Andorra: uma “zona franca” na Europa?

Um dos fatores que mais chama a atenção em Andorra é seu comércio vantajoso, com produtos a preços significativamente mais baixos do que em países vizinhos, como Espanha e França. A ausência de IVA (Imposto sobre o Valor Agregado) ou sua aplicação em taxas reduzidas faz de Andorra um pólo de compras para turistas. Itens como perfumes, eletrônicos, tabaco e álcool podem ser comprados por valores muito abaixo dos praticados nos países vizinhos, lembrando a dinâmica do comércio em Ciudad del Este, no Paraguai.

Esse comércio faz de Andorra um destino de compras atraente, especialmente para os europeus que buscam produtos de luxo a preços acessíveis. A falta de impostos elevados em produtos como os mencionados acima faz com que muitos consumidores realizem viagens curtas ao país com o único propósito de adquirir bens a preços vantajosos, gerando um fluxo constante de turismo de compras.

Semelhanças entre Andorra e o Paraguai

Comparar Andorra com o Paraguai pode, à primeira vista, parecer um pouco distante da realidade, dado que são países bem diferentes um do outro, sendo um situado no coração da Europa e o outro na América do Sul. No entanto, existem similaridades na forma como ambos os países atraem consumidores de países vizinhos com políticas fiscais mais favoráveis.

Assim como Ciudad del Este é conhecida pelo comércio intenso de produtos baratos no continente americano, Andorra também se destaca na Europa como um centro de compras, em especial por suas baixas taxas sobre bens de consumo. Assim, ambos os países também atraem investidores e consumidores devido aos seus benefícios fiscais e também à sua localização geográfica estratégica: o Paraguai no Mercosul e Andorra entre as duas maiores economias europeias: Espanha e França.

Mas, indo além das semelhanças entre os países, Andorra se destaca pela sua neutralidade e estabilidade política e, diferentemente do Paraguai, busca uma imagem mais polida e sofisticada e uma economia mais formal, alinhando-se a normas internacionais.

Andorra pode ser considerada como jurisdição offshore?

Embora Andorra tenha sido historicamente conhecida como uma jurisdição offshore, suas reformas recentes visam acabar com essa imagem. O país tem aderido aos padrões internacionais de transparência fiscal e combate à lavagem de dinheiro, particularmente após pressões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da União Europeia. A implementação do Imposto de Renda em 2015 e a assinatura de acordos de troca de informações fiscais com outros países, por exemplo, fazem parte dessas mudanças.

Apesar disso, Andorra continua oferecendo algumas das vantagens típicas de uma jurisdição offshore, como a ausência de impostos sobre herança e ganhos de capital em muitos casos, além de um sistema bancário estável e confidencialidade financeira, ainda que com mais transparência internacional.

Comparações estruturais entre Bahamas, Ilhas Cayman e Andorra

As Bahamas e as Ilhas Cayman são exemplos clássicos de jurisdições offshore, oferecendo isenção de impostos sobre rendimentos, ganhos de capital e dividendos, atraindo empresas multinacionais e fundos de hedge. Em contrapartida, em comparação com estes países, Andorra, está mais alinhada a práticas regulatórias internacionais, distanciando-se da imagem de uma jurisdição vantajosa. 

Comparar Andorra com as Bahamas ou Ilhas Cayman não é simples, uma vez que o país vem se distanciando, de maneira gradual, das principais características de uma jurisdição offshore, como o acesso à privacidade e confidencialidade, por exemplo. Embora Andorra ainda ofereça vantagens fiscais, em sua tentativa de encontrar um equilíbrio entre ser atraente para investidores e cumprir as exigências da OCDE, ela impõe impostos moderados que variam entre 2% e 10% sobre a renda.

As jurisdições caribenhas, em contrapartida, operam com sistemas fiscais altamente vantajosos para empresas e indivíduos, sem impostos sobre renda ou ganhos de capital, tornando-se um destino mais atraente para o planejamento tributário internacional, quando comparado ao pequeno país europeu. 

Por sua vez, apesar de Andorra oferecer incentivos fiscais, o país tem uma regulamentação mais rígida. Ainda assim, está se tornando um centro para empresas de tecnologia e inovação, e atraindo nômades digitais com a promessa de baixos impostos, mas exigindo um maior controle dentre as outras jurisdições.

Andorra em perspectiva fiscal e regulatória

Sob a primeira perspectiva, a comparação entre Andorra e Paraguai é válida até certo ponto: ambos os países se beneficiam de políticas fiscais que atraem consumidores e investidores de países vizinhos. No entanto, enquanto o Paraguai se destaca principalmente como um polo de comércio popular, Andorra tem evoluído para ser um centro mais sofisticado, oferecendo não apenas bens de consumo a preços competitivos, mas também incentivos fiscais para empresas e indivíduos de alto patrimônio em determinados aspectos. 

Já sob a segunda perspectiva, a comparação de Andorra como uma jurisdição offshore semelhante às Bahamas e Ilhas Cayman já não é muito adequada. Embora o país tenha características que o tornam atrativo, especialmente para expatriados e nômades digitais, o país está cada vez mais comprometido com transparência fiscal e regulatória, o que limita seu papel como jurisdição offshore em um sentido tradicional. 

Desse modo, conclui-se que, apesar do país ser visto como uma “zona franca” para compras na Europa, seu status como jurisdição offshore já não é válido, uma vez que tem se afastado das práticas mais flexíveis de outros países referências no setor. Se você busca entender qual jurisdição offshore se encaixa melhor para suas necessidades e objetivos, priorizando a proteção de ativos, a privacidade e a isenção de impostos, entre em contato com um de nossos especialistas. 

TelliCoJus conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas que oferecem suporte completo durante todo o processo de internacionalização e proteção patrimonial, garantindo que todas as estruturas estejam alinhadas às legislações e objetivos específicos do seu negócio.

Não perca a oportunidade de se unir a uma rede de empresários que já estão usufruindo de todos os benefícios e colhendo os frutos do processo da internacionalização. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como a TelliCoJus pode ajudar a escrever o próximo capítulo de sucesso da sua história empresarial.